quarta-feira, 10 de junho de 2015
Saudações, benquistos leitores! Nunca sei como começar um texto, então, simplesmente comecei, deixando o não saber para outra hora!
Hoje, venho com a resenha do livro Morte Súbita, de J.K. Rowling. Espero que gostem (é, eu realmente espero)!
                      

Livro: Morte Súbita
Autor: J.K. Rowling
Editora: Nova Fronteira
Número de Páginas: 504

Sinopse: Quando Barry FairBrother morre inesperadamente aos quarenta e poucos anos, a pequena cidade de Pagford fica em estado de choque.

A aparência simples do vilarejo, com uma praça de paralelepípedos e uma antiga abadia, esconde uma guerra.
Ricos em guerra com os pobres, adolescentes em guerra com seus pais, esposas em guerra com os maridos, professores em guerra com os alunos, Pagford não é o que parece ser à primeira vista. A vaga deixada por Barry no conselho municipal logo se torna o catalisador para a maior guerra já vivida pelo vilarejo. Quem triunfará em uma eleição repleta de paixão, ambivalência e revelações inesperadas?


     Pois bem, esse livro me surpreendeu pelo fato de ser das ficções mais reais que já li na minha vida. Todo o enredo cativante da história pode ser trazido e comparado com o dia a dia de todos nós, reles humanos. 
     Em um vilarejo pacato como Pagford, em que todos ficam sabendo de tudo o que acontece na vida do vizinho, já era de se esperar que a morte repentina de Barry FairBrother (que era um figurão político local) fosse ter uma enorme repercussão. Logo, os familiares, os amigos, os inimigos e desconhecidos já prestavam luto pela alma de Barry. E, esses mesmos amigos, inimigos e desconhecidos, também não tardaram a disputar o cargo do falecido, com unhas e dentes e todas as possíveis armas de calúnia moral e social.

     Em sua essência, Morte Súbita nos mostra uma ampla visão, não apenas do vilarejo, mas do mundo em que vivemos.
     Sabemos que a morte pode chegar à qualquer hora, em qualquer lugar, para qualquer pessoa. Mas, será que já paramos pra pensar no que vai ser do que deixamos aqui? O pobre Barry certamente achava que, quando morresse, seus queridos iriam sofrer sua perda, e não ambicionar seu cargo político. 
     Outro ponto que achei muito bom no livro, é o fato de existirem vários personagens, núcleos diferentes no mesmo espaço. Livros assim, nunca se tornam monótonos. Existe um personagem principal apenas, e este é ausente, pois morreu. Todos os outros são personagens secundários e coadjuvantes. Nunca gostei tanto assim de coadjuvantes!
     É sabido que os personagens mais pobres são os mais complexos. Além de se tratar da ambição e da falta de caráter que está impregnada na sociedade, o livro também trata mais questões atuais e cotidianas: a desigualdade social e a falta de estrutura familiar vivida por Kristal (eu simplesmente AMEI ela), O bullying, o amor adolescente, as brigas de rua, as drogas e os sonhos destruídos. É, de longe uma obra madura que merece reconhecimento.



Classificação: Excelente!


5 comentários:

  1. Eu não consegui passar nem do segundo capitulo. Preciso criar coragem e voltar a tentar le-lo..


    Adorei seu blog, estou seguindo

    http://coruujando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu já ouvi falar bastante desse livro, mas sei lá, a JK Rowling nunca me chamou a atenção. Mas adorei o seu post!

    Beijos,
    rodoviadezenove.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Parece ser um livro muito bom, quem sabe vou lê-lo,resenha bem feita, Parabéns e já estou te seguindo!
    Beijos
    http://cafezinhodasamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ah... Que legal a postagem... O livro parece ser bastante interessante... apesar que não me chamam muito a atenção livros desse gênero.

    http://destinoincertoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Já li montes de resenhas acerca deste livro e toda a gente diz que gostou do livro, e eu fico sempre com uma vontadinha de ler o livro. Desta vez não foi diferente.
    Não sei se cá em Portugal , mesmo na minha cidade, existe esse livro, no entanto irei investigar.
    Beijinhos :D
    https://mariacrescida.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Segue aí...

Tecnologia do Blogger.

Seguidores